quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bon Jovi (Morumbi, São Paulo, Brasil, 06/10/2010)


O Bon Jovi tocou em São Paulo, numa noite de quarta-feira, para um Morumbi parcialmente lotado, caso voltem ao Brasil, tenho certeza que o show ocorrerá no Parque Antártica, Arena Skol ou Credicard Hall (pasmem!). 

A abertura foi do lamentável Fresno, mesmo a audiência não sendo prioritariamente de roqueiros, receberam inúmeras vaias. Lembrei de um Monsters of Rock de 96, se não me engano, onde a banda vaiada era um tal de Raimundos, ainda engatinhando na carreira, com músicas consideravelmente mais pesadas e verdadeiras. Como diria Bob Dylan "The Times They are A-Changin".

A banda principal da noite atrasou em meia hora o início do show, quando finalmente as luzes se apagaram, deu para perceber a bela estrutura de palco e telão que essa turnê do Bon Jovi ostenta.

O show se iniciou com uma música dos anos 80 "Blood on Blood", porém dava facilmente para notar que o sistema de som não estava bom, com o som fugindo, aumentando e abaixando inúmeras vezes, numa inconstância pouco presenciada por mim em shows de rock.

Infelizmente não acertaram a mão no mecanismo de som durante o decorrer do show.

Os clássicos mais previsíveis não ficaram de fora do show, o set completo pode ser visto aqui.

As surpresas foram a bela execução de "Captain Crash" e a ausência da "Dry County" (para quem queria ver um som mais trabalhado, essa música foi bem sentida, sorte dos argentinos, que foram premiados com essa música, por que será?).

Aqui eles tocaram "When We Are Beautiful", numa jogada claramente comercial, no intuito de vender o DVD que possui o mesmo nome. 

A cidade de São Paulo está recebendo uma atenção especial das gravadoras nesse sentido de "vendas". No show do Megadeth, no começo do ano de 2010, ocorreu algo semelhante, na tentativa de vender seu último CD "End Game". 

Isso fica muito claro porque antes de tocar a música o artista faz todo um discurso, dizendo que a próxima música é de um CD/DVD que foi lançado recentemente e tal.

Queria apenas levantar duas questões:

1. Por que as pessoas compram ingressos de arquibancada e não se sentam na mesma, mas sim nas escadas, atrapalhando a circulação, e ainda se acham no direito de não serem incomodadas.

2. Por que o público brasileiro deixou de ser tão vibrante, tendo apenas reações óbvias e programadas. Não é por acaso que artistas como Madonna, Megadeth, The Gathering gravaram seus últimos DVD's na Argentina ou Chile, além do clipe promocional do AC/DC para o filme Iron Man 2 ter cenas do show deles em Buenos Aires.

Claro que em show mais "trues" o público se entrega, exemplos recentes são o Twisted Sisters em 2009 e o Iced Earth em 2010.

Pela demora de 15 anos em voltarem para o Brasil, esperava mais pelo show. As músicas estavam em um ritmo arrastado, ficou claro isso na execução de "Runaway", com uma introdução bem engraçada de Jon, dizendo "Once upon a time, a long, long, time ago". 

Não posso ser injusto, e quero deixar bem claro que o Jon ainda está cantando bem, porém o agudo ficou para a história, Richie Sambora, David Bryan e Tico Torres são músicos competentíssimos, e deixaram isso bem claro no Morumbi. Além claro de Hugh McDonald, membro não oficial do Bon Jovi, que está com eles há mais de 15 anos, representou bem a cozinha.

Menção honrosa: Richie Sambora cantando "Lay Your Hands On Me".

Menção desastrosa: Organização do Morumbi, não havia seguranças, policiais, nada, uma verdadeira terra sem lei e de ninguém.

Exercício de Imaginação: espero que as meninas que tanto gritaram quando o Jon Bon Jovi aparecia no telão não tenham essa reação quando vão ao cinema assistir algum filme do Brad Pitt ou coisa do gênero.


3 comentários:

  1. hahahaha...eee Clebão, nem fui nesse show mas já deu para perceber o quanto vc gosta de Bon Jovi...rs...querendo ou não vc ainda tem um cdzinho deles no carro vai...diz a verdade...rs

    Sucesso com o novo blog brother!

    Grande abraço!
    Marquinhos

    ResponderExcluir
  2. Clebão, uma reflexão: será que os shows de rock realmente mudaram, ou a gente que tá ficando velho? Tento lembrar como a gente se comportava nesses shows quando éramos muleques, mas o pouco que minha mente conseguiu manter na memória não me orgulha muito não... hehehe. Fora que agora a gente repara na qualidade do som, nos agudos do vocalista, nas virtuosidades do guitarra, e antes a gente só queria entrar no bate cabeça e sair vivo!

    abraços cara! boa sorte ae com o blog!

    ResponderExcluir
  3. Faaaala Clebão!! Parabéns pelo Blog! É bom saber que vou ver informações do rock e suas opiniões mesmo quando a gente não puder tomar uma no posto! Torço pro seu blog crescer, vou recomendar pra galera! Pois nos dias atuais, com uma molecada jovem guiada por Restart, Mx0, slipknot e outras bostas de bandas exibicionistas e oportunistas, temos que valorizar a cultura do rock de qualidade, dos ícones que fizeram história, que serviriam de ótima influencia para ouvintes e músicos! Uma decepção que muitos desses ouvintes e músicos se limitem ao Caldeirão do Hulk, Faustão, e à MTV que já abandonou o compromisso com a música há tempos...

    Viva a nação rockeira!

    Vou acompanhar o blog!! Abraço!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...