quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Gigante (Uruguai 2009) - Crítica

Passando de canal numa noite qualquer, deparei-me com um excelente filme no Telecine Cult: Gigante.


O que me chamou atenção logo de cara (e por isso parei no tal canal) foi a camiseta do protagonista, da banda Biohazard. Aí pensei que poderia ser um filme sobre rock, ledo engano, era uma comédia romântica bem aversa ao estilo Jennifer Aniston de se fazer filmes açucarados.

E dando uma pesquisada no universo Google, descubro que o filme é uruguaio e arrematou uns prêmios por aí afora! Inclusive no Festival de Cinema de Gramado (Melhor Roteiro, Ator e prêmio da Crítica) e Urso de Prata de obra estreante no Festival de Berlim.

Falando em obra estreante, não posso esquecer de mencionar o nome do diretor e argentino, porém radicado no Uruguai, Ádrian Biniez. 

A sinopse é a seguinte: o "Gigante" se chama Jara (Horacio Camandule), e além de headbanger (termo metaleiro foi inventado pela Vênus Platinada no Rock In Rio I e não existe!), também é segurança de um hipermercado. Lá ele se apaixona pela faxineira Julia (Leonor Svarcas) e sendo muito introvertido, não consegue aproximar-se da moça, acompanhando-a pelas câmeras de segurança do hipermercado. Essa platonice amorosa faz com que a rotina de Jara vire uma perseguição, um tanto engraçada, quanto obstinada/doentia por Julia.


Gigante é um filme com tomadas bem simples (dá para perceber que o diretor é estreante), protagonistas literalmente humanos, econômico nos diálogos (o ator principal fala muito pouco, praticamente nada), dando grande ênfase nas demonstrações faciais e linguagens visuais.
  
O desfecho da obra é uma lição para os filmes "hollywoodianos". Mastigado, porém, lírico, fazendo jus a um cinema comprometido em acrescentar e não, apenas, nas "verdinhas". O sorriso de Julia, na cena final, traduz como conhecemos pouco às mulheres.

Vale ser visto, também, por ser uma película uruguaia, afinal, são raros os filmes produzidos lá, tendo como destaque "O Banheiro do Papa (2007)" e "Whisky (2004)".

Trailer




Ficha Técnica


Gigante (2009)

Direção e Roteiro: Adrián Biniez
Origem/Ano: Uruguai - 2009
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 84 minutos
Elenco Principal: Horacio Camandule e Leonor Svarcas


Saidera

Biohazard - Punishment (Live 2008)

2 comentários:

  1. Filme Uruguayo, comédia romantica, parece ser bem interessante, ainda mais quando se deixa de lado os padrões "hollyoodianos" bobocas! Espero que um dia a Vênus Platinada queime no fogo do inferno metal ahahahah !!!!!

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    Vale muito a pena assistir. Filme uruguaios são raros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...