quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mineiros de Copiapó, Chile (14/10/2010)

O resgate dos mineiros chilenos de Copiapó, da mina San José, foi de uma engenhosidade clamorosa.

O Chile que passou por um grande terremoto há pouco (início 2010), via-se novamente nos noticiários, porém dessa vez imprimindo sorrisos e um senso de humanidade nas pessoas.


Não podemos ser inocentes e dar as costas para os erros e descaso que causaram esse acidente. Deve ser trabalhado para que esses tipos de acidentes não ocorram e não, depois do estrago, olhar com outros olhos tal situação.

Que houve jogada política no resgate, houve. 

Que a história vai virar filme, virará (não escolheram o nome da cápsula de Fenix 2 à toa).

O que me deixa envergonhado são as piadas nos veículos de imprensa do nosso país, como por exemplo: "Quanto está o placar no Chile?", ouvi isso na Jovem Pan AM, ou piadinhas infames comparando o resgate com o rebaixamento do Campeonato Brasileiro de Futebol. 

O Chile merece ser mostrado ao mundo pelo seu desenvolvimento atual, com grandes investimentos na educação.

O país de Pablo de Neruda está na posição 44º no ranking de IDH do ano de 2009, sendo o melhor país posicionado da América Latina, já o Brasil aparece em 75º. Quem lidera o ranking é a Noruega, seguida pela Austrália e Islândia.

O ranking de 2010 será divulgado em 4 de Novembro, completando 20 anos de existência, e pode ser visto aqui: http://hdr.undp.org/en/reports/global/hdr2010/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...