sexta-feira, 19 de novembro de 2010

E a pessoa mais poderosa do mundo é... ( Lista Revista Forbes - 04/11/10)

HU JINTAO, presidente da "República" Popular da China.

A notícia já está um pouco velha, mas tenho que documentá-la. 

A revista americana de economia Forbes divulgou, no começo de Novembro, sua lista de "Pessoas Mais Poderosas do Mundo de 2010", com o seguinte slogan: "Há 6.8 bilhões de pessoas no planeta. Aqui estão os 68 que interessam."



Antigamente, pensar que o presidente americano estaria no topo do ranking seria normal, mas aí está um paradigma muito difícil de ser quebrado: de que os EUA são os melhores em tudo e "dominam" o mundo.

É só refletirmos o mínimo e ver como a China está presente no nosso mundo/ambiente/cotidiano. Não é preciso nem 5 minutos para você que está lendo esse post, achar algo perto de ti escrito "Made in China", pode ser roupa, eletrônico etc.

E como eles chegaram lá?

É difícil mensurar uma resposta, mas ter em seus domínios uma população/exército/clientes de mais de 1 bilhão de pessoas ajuda, como ajuda.

Quanto tempo temos para a Arábia Saudita, com seu Petróleo, abocanhar a segunda posição dos EUA?

Curiosidades da lista:

1. O Papa Bento XVI ficou em 5º lugar, esse paradigma já foi quebrado.

2. Bill Gates (10º) está na frente de Steve Jobs (17º). Jobs é aquele típico time que joga bonito, mas sempre perde no final.

3. Os criadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, ficaram em 22º. Queria só ver como o mundo reagiria se da noite para o dia o Google esvaísse, tamanha a dependência mundial por esse "sistema", porém, o "SE" não joga.

4. Dalai Lama em 39º, de que adianta ser evoluído? "Show me the Money!"

5. Brasileiros na lista: Dilma Rousseff em 16º e o Chief Executive Officer do Grupo EBX, Eike Batista, em 58º.

Para ver a lista completa, clique aqui

Um comentário:

  1. Meu amor, que orgulho de ti, escrevendo muito bem. Texto suscinto, objetivo, cheio de opiniões claras... Como jornalista que sou, são esses tipos de textos que sinto falta no universo cibernético. Dá gosto de ler!

    Quanto aos influentes, tudo no mundo é muito relativo... Outro dia estava pensando, "quem disse que os EUA é potência do mundo"... Atualmente tão vulnerável, c/ a economia instavel, percebo que já não ditam tantas regras. Seu governo visivelmente apagado e repleto de incertezas políticas. Assim segue... Cabaleando de um lado p/ outro, entre esse tropeços surgem novas potências, novas maneiras de governar e influenciar o mundo. Conforme a "vida avança", novas formas de seguir e pensar vão surgindo. Interessante a pesquisa e peculiar o seu modo de pensar... Respondendo sua pergunta... Só na minha mesa existem pelo menos umas 10 coisas feitas na China. A quebra de paradigma é realmente positiva... No entanto, esses paradigmas existem por medo de ver uma nova realidade surgindo.

    Te amo muito =D

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...