quarta-feira, 16 de maio de 2012

Del Piero - A Despedida do Único Capitão

Lembro-me quando vi realmente Roberto Baggio pela primeira vez, foi na Copa de 1994, fazendo o gol de empate no último minuto contra a Nigéria, levando o jogo para a prorrogação, gostei na hora do jeito da comemoração pensei: "Qual será o time dele? Preciso torcer para o time desse cara". Com um pouco de pesquisa cheguei a Juventus e lá te descobri.


Juventus, Capitano

Minhas manhãs de domingo sempre eram recheadas de expectativas com a transmissão do Calcio na Tv Bandeirantes, a principio para ver o R. Baggio, mas aos poucos fui te descobrindo e logo me tornando fã.

Como todo bom começo, foi repleto de vitórias, chegando ao ápice bem cedo, logo em 1996 na Champions League contra o Ajax (lembro bem de ter gravado esse jogo em VHS, não sei o porquê, para assisti-lo sempre que possível). 

E como esse começo foi bom! Claro, não foi só repleto de vitórias, teve até mais derrotas inclusive, mas chegamos a três finais seguidas da Champions e como nos divertíamos com os golaços de faltas, como esse:

E o dia que você se mostrou diferente e um exemplar capitão foi na final da Champions 1997, perdemos, mas você deixou a sua marca, e que marca!



Em 1998 desbancamos o time do tal "Fenômeno", tão famoso em terra tupiniquins. Não podemos esquecer do nosso comparsa Zinedine Zidane:



Porém, é muito fácil ficar ao lado de alguém só nas vitórias e na Copa de 98 não fomos tão bem assim, veio a contusão grave em 99 e ficamos de "molho" por um tempo. Mas pode acreditar, nunca deixei de acreditar em ti e que voltaríamos a viver aqueles anos gloriosos novamente.

Na Eurocopa de 2000 a Itália chegou a final e perdemos no último minuto para o país do nosso comparsa Zizou, quem diria?! O negócio era seguir em frente e ver que teríamos muitos campeonatos de seleções adiante.

Em 2002 e 2003 fomos campeões do Calcio, porém não tenho muitas lembranças dessa época. Lembro-me bem da final da Champions de 2003 (perdemos, mas na decisão de pênalti, você foi um dos poucos que converteu) e do teu gol na Copa de 2002 contra o México empatando a partida e classificando a Itália para a próxima fase (confesso que comemorei muito esse golo, rs, como você tem predestinação em fazer gols importantes no final do jogo!).




E eu que fiquei mal acostumado com os títulos nacionais italianos ganhados no campo de 2005 e 2006 (posteriormente caçados nos tribunais), deixei-o um pouco de lado, não assistindo tão assiduamente a teus jogo, escusas capitano

Espere um pouco, 2006 não o deixei tão de lado porque veio finalmente a nossa redenção! O gol na prorrogação contra a Alemanha e depois o pênalti convertido na decisão contra a França do nosso comparsa, vingamos a Euro de 2000? Não, apenas merecemos ganhar dessa vez.


Quem diria que depois de tantas provas de seu caráter, eu presenciaria a maior delas: jogou a série B de 2007 pela Juventus! Depois de sermos rebaixados pelo tribunal, muitos foram embora, mas você como um legítimo Capitano permaneceu e comandou o time de volta a Série A corrigindo as asneiras feitas pelos dirigentes.



E, cara, como passou o tempo, mas ainda tínhamos nossos últimos cartuchos para queimar. Como sempre você leal a Juve e eu a você. Os anos que se sucederam não foram assim tão vitoriosos, você conseguiu voltar a ser artilheiro do Calcio em 2008!



O que me lembro bem nesses últimos anos na Juve é de você sendo ovacionado no Santiago Bernabeu, onde o público, independente do time, reconhece quem é craque:



Parece que estamos chegando ao final, coisa que sempre relutei em pensar e apenas esperava vê-lo na outra temporada, coisa que não poderei fazer depois desse último campeonato perfeito que ganhamos em  2012. Perfeito sim! Invictos! Você fazendo gol na última partida do campeonato e no nosso novo estádio "Juventus Arena".

Ainda temos mas uma final para jogar contra o Napoli pela Copa da Itália, mas pouco importa agora. O nosso final já foi perfeito como um filme de Hollywood!

Por sua causa vejo o futebol como arte, como dedicação, em que se deve comemorar um gol como se fosse o último com os companheiros de equipe, sem dancinhas ou cabelos "da moda".

Por sua causa prezo um futebol bem jogado, com a bola sempre no chão, com habilidade.

Por sua causa prego respeito ao adversário, sem querer humilhá-los mesmo com a vitória certa.

Por sua causa, morre um pouco do menino que existe dentro de mim, da inocência de acompanhar uma partida e torcer para seu ídolo.

Por sua causa tenho momentos inesquecíveis em várias fases da minha vida.

E por sua causa, hoje, eu sou um ser humano melhor!

Grazie Capitano por passar toda sua carreira na Juventus e me fazer tão feliz!



Um comentário:

  1. Mozinho, post repleto de sentimento e nostalgia! Gostei muito! E Viva Del Piero rs!!! Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...