"O povo não deve temer seu governo. O governo é quem deve temer seu povo!"*
Não sei quem é o autor da frase, só sei que pensei nela quando vi as manifestações ocorridas na França, desde Março/2010, contra a reforma previdenciária de aumentar a idade mínima de aposentadoria de 60 para 62 anos, e a idade para o recebimento da aposentadoria integral de 65 para 67 anos.
Além das manifestações promovidas pelos sindicatos franceses e com grande participação dos jovens, com estimativa de mais de 2 milhões de pessoas, ocorreu também paralisações e bloqueios de refinarias e postos de gasolina, gerando uma escassez de combustíveis.
O apelo popular possuiu uma vitória moral, mas não efetiva pois o Senado francês votou a favor da reforma (177 votos a favor e 153 contra).
A imagem de Sarkozy já não era boa, ficou mais desgastada ainda. A França contabiliza várias manifestações recentes, como a contra deportações de ciganos e anti-xenofobia.
O que ocorre na França é reflexo de um povo que tem noção sobre as coisas que acontecem em seu governo e possui, sobretudo, BASE para discernir o certo do errado.
Essa BASE é aquele velho e já pregado chavão: EDUCAÇÃO.
Um povo Educado é um que saí à rua para, além de comemorar vitórias esportivas, reivindicar e questionar as atitudes das autoridades escolhidas por ele mesmo.
A França tem mais de 2000 mil anos, o Brasil mais de 500.
Como será que está o preparo da Educação do nosso povo?
Engatinhando? Nem isso.
Estamos ainda na fase Pré-Natal.
* Frase empregada também, de uma forma desconcertante, no filme "V de Vingança". Outras frases sensacionais do filme:
"Idéias são a prova de balas!"
"Igualdade, justiça e liberdade são mais que palavras; são perspectivas!"
"O que importa são as ações."
"O País não precisa de um prédio e sim de esperança."
Cena Final do Filme V de Vingança (grande, mas vale a pena)
Música de TCHAIKOVSKY - Overture 1812
0 comentários:
Postar um comentário